Joseph H. Pilates, criador do Pilates, nasceu em 1880 na Alemanha. Foi uma criança de saúde extremamente frágil, uma vez que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Incentivado por seus pais, começou a praticar exercícios que usavam, essencialmente, a "força pura e explosiva": artes marciais, lutas, esqui, mergulho, ginástica olímpica etc. Somente nos anos 20, Joseph e Clara, sua mulher, fundaram o primeiro estúdio de pilates, nos EUA. O método era buscado, principalmente, por bailarinos e se baseava em seis princípios: respiração, concentração, controle, precisão, centro e fluidez. Com o passar do tempo e desenvolvimento em áreas como biomecânica e anatomia, o pilates sofreu modificações que trouxeram variações do método original, visando ampliar o atendimento a diferentes populações e necessidades.
Dicas:
- não é necessário o uso de uma roupa especial, apenas roupas de ginástica confortáveis. O uso de meias é opcional;
- comunique ao seu instrutor o motivo que o levou a procurar o pilates;
- antes do início dos exercícios, o aluno deve ser avaliado por meio de fotos e anotações de seus desequilíbrios e, também, através de seus exames médicos para que o instrutor tenha conhecimento de possíveis doenças;
- o pilates é uma técnica de exercícios suave, isto é, exige menos esforço físico quando comparado à musculação, por exemplo.
Benefícios:
- alongamento e controle corporal (equilíbrio e coordenação);
- correção da postura e da respiração;
- aumento da resistência física e mental;
- estimulação do sistema circulatório;
- alívio de tensões, estresses e dores.
Sites sobre o assunto: